Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei Estadual regulamenta atuação do Juiz de Paz no Estado

    O governador André Puccinelli sancionou a Lei 4.230, que dispõe sobre a Justiça de Paz. O texto, oriundo do projeto de lei 110/12, de autoria do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27/7). A nova norma regulamenta a eleição, a forma de remuneração e a atuação do Juiz de Paz.

    Segundo a lei, cada distrito judiciário contará com um Juiz de Paz e dois suplentes para serventia de registro civil existente. Entre as funções atribuídas ao profissional estão a de presidir a celebração de casamentos civis, exercer as atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional, lavrando ou mandando lavrar o termo da conciliação concluída e atuar perante as Varas de Família.

    A primeira eleição para Juiz de Paz será realizada no segundo semestre de 2013, em data a ser fixada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Até a posse dos titulares eleitos, serão mantidos os Juízes de Paz em exercício.

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações898
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-estadual-regulamenta-atuacao-do-juiz-de-paz-no-estado/100012393

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 48 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - REPRESENTAÇÃO: Rp 928 PI

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    Brasil terá eleição direta para juízes de paz

    Espaço Vital
    Notíciashá 13 anos

    O juiz de paz

    Adryelle Gomes, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Falta de Capacidade Postulatória

    Direito Familiar, Operador de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Casamento: posso casar com algum parente meu?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)