Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Kemp exige aplicação da lei da declaração de próprio punho

    O deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez um apelo para que seja cumprida a lei estadual 4.082, de 6 de setembro de 2011, que estabelece que a declaração de próprio punho do cidadão interessado em fazer cadastros, compras ou realizar demais serviços suprirá a exigência do comprovante de residência.

    Nesta semana, Letícia da Silva, de 27 anos, denunciou a maneira desrespeitosa que foi tratada pela Secretaria Municipal de Saúde quando solicitou a segunda via do cartão do SUS. Exigiram dela um comprovante de residência para obter o documento.

    “A lei está em vigor e precisa ser cumprida. Quem não concorda, procure o Tribunal de Justiça e questione a inconstitucionalidade da lei. O caso da Letícia da Silva tem se repetido com outras pessoas. Além da lei estadual, existe uma legislação federal que dá como válida a declaração de próprio cunho. Os estabelecimentos privados e públicos precisam respeitar a lei”, destacou Pedro Kemp.

    Conforme a lei estadual 4.082, na declaração manuscrita deve ser inclusa a ciência do autor de que a falsidade nas informações ficará sujeita às penalidades da legislação específica. A não aceitação do documento como prova de residência pode resultar em multa de até 150 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), equivalente a mais de R$ 2 mil.

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/kemp-exige-aplicacao-da-lei-da-declaracao-de-proprio-punho/100672292

    Informações relacionadas

    Declaração de próprio punho pode valer como comprovante

    Isabel Exaltação, Advogado
    Modelosano passado

    Lista de documentos necessários para Ação de Usucapião

    Camila Moreira, Pedagogo
    Artigoshá 10 anos

    Creche: direito da mãe trabalhadora ou direito da criança?

    Declaração de próprio punho vale como comprovante em MS

    Projeto de Lei assegura nome de filho e cônjuge do titular na fatura de consumo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)