Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Marquinhos repudia recusa de matrícula escolar a devedores

Membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira (14/11) para se posicionar contra a decisão das escolas particulares em não matricular alunos cujos pais estejam inscritos no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e no Serasa.

“Consultar o SPC e Serasa antes de autorizar a matrícula é uma decisão que afronta o bom senso, coloca em dúvida o caráter do ser humano e, acima de tudo, viola a Constituição Federal”, disse.

De acordo com Marquinhos, há uma lei federal que permite aos estabelecimentos de ensino recusar alunos inadimplentes. “O que não pode é reter os documentos dos alunos que, por várias dificuldades, acabam não conseguindo honrar seus compromissos e ficam em dívida”, esclarece.

Para o parlamentar, consultar o SPC e Serasa antes de autorizar o deferimento da matrícula é violar os direitos personalíssimos do homem, sobretudo, ao Código de Direitos do Consumidor. “O seu nome pode estar inscrito no SPC e Serasa não por ausência de pagamento, mas por uma dívida que está sendo discutida judicialmente. A mensuração do seu nome não pode gerar penalidade pedagógica”, explica.

Marquinhos irá solicitar explicações ao Ministério Público Estadual. “Os consumidores querem ter a certeza que seu nome não passará por constrangimento antes de um deferimento de uma matrícula nas instituições de ensino”, concluiu.

  • Publicações6582
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações341
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marquinhos-repudia-recusa-de-matricula-escolar-a-devedores/100183629

Informações relacionadas

Defensoria Pública de Alagoas
Notíciashá 11 anos

Defensora pública esclarece dúvidas sobre matrícula escolar

Adriana Nicola , Advogado
Artigoshá 5 anos

Será que as Instituições de Ensino podem negar a renovar a matrícula ou realizar a matrícula porque o contratante está inadimplente ou com nome sujo?

Correio Forense
Notíciashá 9 anos

Mãe com o nome no SPC não consegue matricular filho em escola

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Grande duvida que tenho mesmo, sabemos que o ensino deve ser visto de forma especial, de outro lado as escolas devem se proteger de inadimplentes para poder manter os lucros e investir nas instituições, vamos esperar para ver o que vai dar! continuar lendo