Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pedro Kemp critica redução das aulas de literatura em MS

    O deputado Pedro Kemp (PT) criticou nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, a proposta da Secretaria de Estado de Educação para a oferta de espanhol nos estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul a partir do ano que vem.

    Para cumprir a lei 11.161 de 5 de agosto de 2005, a secretaria vai suprimir pela metade o número de aulas de literatura para introduzir a nova disciplina.

    Desta forma, os 80 mil alunos do ensino médio da rede estadual de ensino passariam a ter, por semana, uma aula de literatura e uma de lingua espanhola.

    "Os alunos não vão aprender nem uma e nem outra disciplina. Vai haver faz-de-conta no currículo escolar", disse Kemp durante o uso da tribuna no Grande Expediente.

    O parlamentar disse que a proposta está gerando revolta entre os professores de literatura, que vão perder carga horária em sala de aula. "Não houve a discussão necessária sobre a mudança curricular", afimou Kemp.

    O deputado Professor Rinaldo (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, anunciou que nesta quarta-feira, dia 2, os deputados participarão de reunião para discutir a polêmica na Secretaria de Estado de Educação.

    Lei Federal - Com a implementação da Lei nº 11.161/2007, é exigido que o Brasil, até 2010, conte com um contingente de mais de 26 mil professores de espanhol nas escolas públicas de ensino médio. De acordo com dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), o país já tem mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas.

    A meta, segundo o Ministério da Educação, será atingida por meio de um esforço conjunto entre governo e universidades para aumentar o número de vagas para licenciatura do curso de letras na modalidade espanhol. O Ministério também está firmando parcerias com secretarias estaduais de ensino para contratação de novos professores, formação inicial, continuada, aperfeiçoamento e capacitação dos professores em exercício.

    * com informações do Conselho Estadual de Educação

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pedro-kemp-critica-reducao-das-aulas-de-literatura-em-ms/2021861

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)