Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tetila irá propor criação da Comissão da Verdade na Assembleia

    A Comissão Nacional da Verdade, nomeada pela presidente Dilma Rousseff, foi instalada no último dia 16, em Brasília. Um grupo de sete pessoas irá apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988. Presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos, o deputado estadual Laerte Tetila (PT) informou na sessão desta quinta-feira (24/5), que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso Sul poderá ter sua própria Comissão da Verdade.

    “Vou propor a criação da Comissão da Verdade, que será vinculada à Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos. É importante que Mato Grosso do Sul também investigue crimes de violação dos direitos humanos durante a ditadura militar. Os resultados obtidos serão repassados à Brasília”, ressaltou.

    Para Tetila, a instalação da Comissão da Verdade é um instrumento para recuperar a memória do país. “Existe uma dívida para com as famílias que, de alguma forma, acabaram vítimas da ditadura. Os fatos ocorridos não podem mais ficar escondidos. O momento agora é de resgatar a transparência”, disse.

    Criada por lei, a Comissão Nacional da Verdade terá que esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos, como torturas, mortes e desaparecimentos, que aconteceram entre 1946 e 1988. Em dois anos, terá que preparar um relatório com o que for apurado e recomendar medidas e políticas públicas para prevenir a violação de direitos humanos. Embora também tenha a atribuição de apontar os responsáveis pelos crimes contra os direitos humanos, não tem poder de julgar os envolvidos.

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tetila-ira-propor-criacao-da-comissao-da-verdade-na-assembleia/3130014

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)