Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MS poderá ter Cadastro de Condenados por Racismo ou Injúria Racial

    Mato Grosso do Sul poderá contar com Cadastro Estadual dos Condenados por Racismo ou Injúria Racial. É o que prevê projeto de lei apresentado pelo deputado Amarildo Cruz (PT) durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16/8). "São válidas todas as formas de combate a uma das maiores chagas da nossa sociedade, que é o racismo, em especial contra negros e índios, mas também contra as outras pessoas em geral", disse.

    Pela proposta, caberá à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) o cadastro e a responsabilidade de regulamentar a criação, atualização, divulgação e o acesso às informações. Deverão constar no cadastro os dados pessoais completos, com foto e características físicas, idade do agressor e da vítima, endereço atualizado e histórico de crimes. "Queremos que fique registrado para toda a sociedade quem são os racistas do nosso Estado", afirmou o parlamentar. Ele reiterou que farão parte do arquivo somente as pessoas condenadas pelos crimes com decisão transitada em julgado, a critério das autoridades públicas responsáveis e assegurado o sigilo das investigações policiais.

    A proposta do deputado Amarildo Cruz ainda determina que o cadastro seja disponibilizado no site da Sejusp e o acesso deverá ser permitido a qualquer cidadão, restrita a divulgação apenas relativa à identificação e foto dos cadastros, observadas a condição de ter tido a condenação transitada em julgado e até a reabilitação penal, às polícias civil e militar, membros dos Ministério Público e do Poder Judiciário e demais autoridades. O projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes da votação em plenário.

    Agência ALMS

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ms-podera-ter-cadastro-de-condenados-por-racismo-ou-injuria-racial/488617511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)