Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Santa Casa chega aos 100 anos homenageando pioneiros e autoridades

    Há 100 anos, na recém-fundada Campo Grande, um grupo de moradores se reuniu e decidiu construir um hospital. Os cerca de oito mil habitantes precisavam de atendimento médico e, dada a urgência, a comunidade se mobilizou voluntariamente e fundou a Sociedade Beneficente de Campo Grande, hoje Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG-Santa Casa). Nesta sexta-feira (18/8), os fundadores e demais expoentes dessa história de superação foram homenageados com a Medalha do Centenário, no auditório Carroceiro Zé Bonito.

    Entre eles, os deputados Junior Mochi (PMDB) e Felipe Orro (PSDB). "É uma grande satisfação participar da comemoração dos 100 anos da maior unidade hospitalar do nosso Estado e divido essa homenagem com os demais 23 deputados estaduais", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Mochi. "Ficamos muito felizes e esperamos que a Santa Casa tenha cada vez mais motivos para celebrar", afirmou Orro, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis.

    Entre os demais agraciados, deputados federais, senadores e representantes de entidades. Em nome dos 3,3 mil funcionários e 600 médicos da instituição, Joana Ávila Corrêa, a dona Joaninha, recebeu a Medalha do Centenário aos 73 anos e após 42 de serviços prestados ao hospital. "A Santa Casa é a minha vida", disse Joaninha, muito querida por todos.

    O presidente da ABCG-Santa Casa, Esacheu Nascimento, fez uma retrospectiva dos desafios e conquistas do hospital ao longo dos 100 anos. "Foram muitas as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo, mas entendemos que os problemas andam de mãos dadas com as oportunidades e sempre contamos com a parceria constante de doadores e dos políticos do nosso Estado", disse, agradecendo também as emendas parlamentares que asseguram recursos à unidade hospitalar todos os anos.

    Segundo ele, os investimentos em reformas e aperfeiçoamento de procedimentos internos possibilitou a redução do índice de infecção hospitalar de 17% para 6% e a meta é chegar aos 3%. São realizados no hospital mais de sete mil procedimentos cirúrgicos por mês, em 23 especialidades médicas. Números que colocam o hospital em terceiro lugar no ranking das Santas Casas do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo e Porto Alegre. Atualmente, a Santa Casa recebe aproximadamente R$ 18,5 milhões por mês pelos serviços prestados ao Poder Público, via Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, o déficit mensal é de R$ 3 milhões.

    Agência ALMS

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/santa-casa-chega-aos-100-anos-homenageando-pioneiros-e-autoridades/489557986

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)