Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta de Emenda Constitucional quer assegurar destinação de emendas

    Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada na sessão desta quinta-feira (31/8) quer garantir a destinação de recursos de emendas individuais à Lei Orçamentária e assegurar que municípios não deixem de receber recursos provenientes das receitas públicas por inadimplência.

    A PEC é de iniciativa do deputado Coronel David (PSC) e visa alterar a redação do Artigo 163, da Constituição Estadual, para incluir que “as emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de Saúde”.

    O projeto ainda prevê que é obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações, no montante correspondente a 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos no Artigo 165 da Constituição Federal.

    A proposta também determina que a transferência obrigatória do Estado independerá da adimplência do destinatário, no que se refere a programação percentual. “A emenda visa impedir que haja normas infraconstitucionais proibindo o firmamento de convênios entre o Estado e município e tem finalidade de equalizar e canalizar recursos públicos, para prevalecer a justiça social”, justificou o deputado. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

    Agência ALMS

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-de-emenda-constitucional-quer-assegurar-destinacao-de-emendas/495128231

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)